Você sabia que a sua empresa pode destinar parte dos impostos para patrocinar projetos culturais sem nenhum custo adicional? Com as Leis de Incentivo à Cultura (como a Lei Rouanet, ProAC e PROMAC), é possível apoiar iniciativas transformadoras como as do Instituto Hyppolito e ainda fortalecer a imagem da sua marca com responsabilidade social, visibilidade e alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Tudo isso com total segurança jurídica, transparência na prestação de contas e projetos executados por uma instituição com histórico comprovado de excelência artística e impacto social.
Permite que empresas tributadas pelo Lucro Real destinem até 4% do imposto de renda devido (IRPJ) para apoiar projetos culturais aprovados pelo Ministério da Cultura.
CONTRAPARTIDA Esse valor é abatido integralmente ou parcialmente do IRPJ — ou seja, a empresa apoia a cultura sem aumentar seus custos tributários.
Lei estadual que permite empresas de lucro real ou lucro presumido, incentivem a projetos culturais via abatimento no ICMS.
COMO FUNCIONA O valor doado é abatido diretamente do imposto a pagar sem custo adicional para a empresa
CONTRAPARTIDA Empresas contribuintes de ICMS em SP podem destinar até 3% do ICMS mensal para patrocinar projetos culturais aprovados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado.
Lei municipal da cidade de São Paulo que permite que empresas de lucro real ou lucro presumido destinem parte do ISS ou IPTU para projetos culturais locais
COMO FUNCIONA A empresa escolhe o projeto já aprovado pela Secretaria Municipal de Cultura e pode abater até 20% do ISS ou 60% do IPTU devido.
CONTRAPARTIDA O incentivo é feito com recursos que já seriam pagos em impostos, fortalecendo a cultura da cidade e o vínculo com a comunidade local.
Conheça alguns dos projetos do instituto que estão aportados em Lei de incentivo e que podem ser os próximos projetos do seu investimento cultural
Baixe o PDF e descubra mais sobre os projetos e como incentiva-los